EVENTOS E CONCENTRAÇÕES

14-05-2011
44º Encontro - I Dia do Automóvel Antigo (S. Mamede de Infesta)

 
  1. 44º Encontro C.L.A.C.

  2. 44º Encontro C.L.A.C.
  3. 44º Encontro C.L.A.C.
  4. 44º Encontro C.L.A.C.
  5. 44º Encontro C.L.A.C.
  6. 44º Encontro C.L.A.C.
  7. 44º Encontro C.L.A.C.
  8. 44º Encontro C.L.A.C.
  9. 44º Encontro C.L.A.C.
  10. 44º Encontro C.L.A.C.
  11. 44º Encontro C.L.A.C.
  12. 44º Encontro C.L.A.C.

O Clube Lusitano do Automóvel Clássico promoveu pela primeira vez a celebração do Dia do Automóvel Antigo em Portugal no passado dia 14 de Maio.

A concentração ocorreu nas instalações da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, com a presença de cerca de 50 Automóveis Antigos e Clássicos.

Depois de devidamente estacionados, os Antigos presentes, com idades, estilos e cores diferentes, brilhavam sob o sol quente e geravam a sensação de festa. Não faltaram os mais desportivos, como o MGA, de Mário Leonel Pereira, o Lancia Fulvia de Seara Cardoso e o Fiat 124 do Jorge Baía, nem os mais Antigos como o Citroen C4, de 1933, de Rui Martins, o Citroen 11 BL, de 1949, de César Oliveira e o Morris Minor de 1952, de Ana Cristina Pereira.

Em paralelismo com a história do Automóvel em Portugal, que pretendíamos comemorar e que se iniciou em 1895, através do Panhard-Levassor importado de Paris pelo Conde de Avilez, assistimos a uma história ainda mais antiga, a da Real Companhia Velha, que existe desde 1756, ou seja, há mais de 250 anos e que se reinventa ao longo das décadas e gerações, permitindo que os seus Vinhos do Douro continuem a acumular múltiplos prémios.

Foi por Alvará Régio de El-Rei D. José I, sob os auspícios do seu Primeiro-Ministro, Sebastião José de Carvalho e Mello, o Marquês de Pombal, que foi instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro, também denominada Real Companhia Velha, hoje ainda com relações privilegiadas com as Casas Reais europeias, como a de Windsor.

O nosso guia nestas Caves do Vinho do Porto foi o Associado nº. 220 do Clube, o nosso estimado Vítor Meirinho, Administrador da Real Companhia Venha e Secretário da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, que para além da história de visão associada à criação e desenvolvimento da Real Companhia Velha, nos apresentou as actuais quintas, incluindo a emblemática Quinta das Carvalhas, e os diferentes tipos de vinho produzidos, particularizando algumas inovações recentes em termos de processo de produção. A ele os nossos maiores agradecimentos pelo fantástico momento cultural proporcionado.

A enorme caravana seguiu então até S. Mamede de Infesta, local com história automobilística nacional através das provas do Campeonato Nacional de Ralis. A paragem foi na Escola Secundária Maria Manuela Moreira de Sá para almoço, ponto a partir do qual se animaram os presentes com um Rally Paper. Os vencedores foram o António Macedo, com um Toyota Corolla e Vasco Rei, com um Opel Olympia Record. A vencedora das Equipas femininas foi Liliana Moutinho num Mini.

O encontro concluiu nas instalações da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta com a entrega de lembranças de presença a todos os participantes e a troca de lembranças entre os Clubes presentes, destacando-se o Clube de Automóveis Antigos de Vizela e BMW Auto Clube de Portugal, aos quais muito agradecemos a simpática presença.

Esta foi uma primeira experiência que teve uma expressiva adesão e que merecerá por parte da Direcção do Clube a maior atenção e empenho para a transformação deste Dia do Automóvel Antigo em Portugal num dia especial entre os apaixonados dos Automóveis Antigos.